21 agosto 2012

Crase: Quando Usar?

~Enjoy~
Nossa que saudades pessoal, infelizmente não vou poder postar diariamente novamente... Estou atolada de trabalhos e já já vai começar as provas! Hoje resolvi postar como se usa a crase ( à ).
________________________________
Vamos começar a falar como se usa a crase quando se refere a um LUGAR! Ex:
Eu vou à praia.
Eu fui à Espanha.
Uma dica que meu anjinho de professora disse foi essa: "Se você vai a e vou da, crase à. Se vai a e volta de, crase pra quê?" Vamos entender: 
Eu vou a praia → Eu voltei da praia
Por isso tem crase. Eu vou "a" e voltei "da", crase à.
Eu vou a Roma → Eu voltei de Roma
Por isso não tem crase. Eu vou "a" e voltei "de" então, crase pra quê? Para saber se tem crase tente mudar a palavra para masculino e se conseguir a letra a tem crase!
Fik a dik'
_________________________________
Igor escreveu a carta à professora.
Essa frase tem crase já que, quem escreve algo, escreve À alguém.
Perguntas à professora  tem crase já que, quem pergunta, pergunta À alguém.
Bruno ensinou uma receita a fazer.
 Essa não tem crase já que depois da letra a, tem um verbo no infinitivo!
________________________________
Espero que entendam! Não sou a melhor professora do mundo mas, o básico está aí!
Bibliografia: Minha linda inteligência e atenção!
Xoxo '3'


Nenhum comentário:

Postar um comentário