24 julho 2012

Crônica

Oi Nerds Lindos :3
Hoje resolvi postar também sobre o gênero textual Crônica. Fiz uma pesquisa no Brasil Escola, procurei umas anotações que fiz a um tempo sobre a pesquisa no site e agora dei minha adaptação. Do mesmo modo, créditos a esse site que admiro muito!
_________________________________________________________
Crônica é o gênero textual que tem fatos do nosso cotidiano. São encontrados em revistas, jornais, livros ou coisas do tipo. A leitura de uma crônica envolve o leitor por geralmente apresentar fatos que aconteceram na sua vida. A Narração geralmente é curta, para não cansar o leitor. A crônica pode ter humor, criticas ou ironia. Outras características do gênero crônica é que, possui personagens comuns ( nada de personagens como monstros ), segue um tempo cronológico e tem linguagem simples ( como disse tem que envolver o leitor, e linguagem muito formal cansa a leitura ). 
______________________________________________________________
Um gênero textual muito bom ^-^
Resolvi também, com um certa inspiração que minha madrinha me deu, fazer uma crônica. Espero que curtam:
A Chuva
Ai, ai. A chuva... me faz pensar em tantas coisas... Chuva, chuva, chuva... me lembra aquele dia chuvoso, na casa da avó, em que ela fazia um bolo de chocolate delicioso, que provocava briga pelo último pedaço entre mim e meus primos. Depois de comer, nós fomos até a mesa novamente, com uma caixa. Com peças de dominó. O cenário perfeito, chuva e a família reunida jogando dominó. Naquele dia nem queria ir para casa da minha vó, não queria ver meus tios e muito menos meus primos. Queria ficar em casa, pensando na vida e olhando para chuva, como estou hoje. Ai, ai.. dá saudade. Saudade das brigas, das conversas e das brincadeiras na chuva. Engraçado. Naquele dia, fui para lá batendo o pé e fazendo birra.. quando cheguei lá arrancaram o sorriso do meu rosto só com aquele jogo de dominó, no qual eu gritava toda a vez que vencia uma partida e depois, foi uma briga para voltar para casa. Dias como esse me fazem felizes.. Uma lágrima escorre agora no meu rosto... E agora eu penso, sábio foi Glinadson ao citar a frase: "Não chore ao ver momentos felizes acabados, mas sorria ao lembrar que um dia eles existiram". 
_____________________________________________
Bem gente, prontos para escrever suas crônicas? A minha está aí, por mais que acho que ficou meio besta, acabei pensando de mais em mim. Pois bem, mesmo assim espero que gostem! 
Xoxo '3'

Nenhum comentário:

Postar um comentário