09 novembro 2012

Figuras de linguagem

Banner da @[100002628548860:2048:Bianca Alves] ;D

 
Oyasuminasai minna-san!!!!! (me desculpem pelo japonês,acabei de terminar de ler um mangá e estou meio agitada,mas traduzindo eu disse boa noite pessoas). Eu estava muito sem ideias para esse post,mas então eu comecei a ler uma matéria para meu outro blog quando um nome aparece eu me deu uma ideia: o nome era eufemismo e a ideia foi falar sobre figuras de linguagem,um tema supersimples mas que pode confundir um pouco.

De acordo com o site Julio Battisti Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.
São várias as figuras de linguagem,vou explicar aqui algumas delas:
 
Metonímia: É a subtituição de uma palavra por outra que lembre a mesma coisa.
Ex: Esse Nike é meu (Nesse exemplo a palavra tênis foi substituida pelo nome de sua marca,mas mesmo assim entendemos a frase)
 
Comparação: Como o próprio nome já diz é quando comparamos algo com outra coisa.
Ex: Ela é bela como uma rosa desabrochando. (Nessa frase estamos comparando um pessoa com uma flor)
 
Prosopopeia ou personificação: É quando damos caracterísricas de seres humanos a um ser inanimado ou um animal.
Ex: Um passarinho verde me contou (Um passarinho não pode falar,portanto estamos usando a prosopopeia)
 
Metáfora: É simplesmente uma comparação abreviada
Ex: Minha mãe é um anjo (Estamos comparando uma mãe com um anjo,só que mais abreviadamente)
 
Hipérbole: É quando falamos ou escrevemos com certo exagero.
Ex: Com minhas lágrimas poderia enxer uma piscina olímpica. (Estou exagerando,pois ninguém pode enxer uma piscina olímpica com lágrimas)
 
E por hoje foi só,qualquer dúvida é só perguntar,beijos e até a próxima!!!
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário